Aplicação de Lentes Dentais e Harmonização Orofacial têm projeção de crescimento surpreendente
A AACD (American Academy of Cosmetic Dentistry) apresentou um estudo em 2021 que mostrava os valores praticados no setor na área de aplicação de lentes. Foram 1,55 bilhão de dólares e a estimativa é que em 2028 esse valor seja de 2,50 bilhões.
Se analisarmos a projeção do setor, passamos a ter uma noção da influência do procedimento.
Junto de Clareamento, Facetas de Resina, Implantes, Gengivoplastia e Harmonização Facial, a aplicação de lentes se coloca entre as maiores buscas dos brasileiros quando o assunto é odontologia. Segundo a SBOE (Sociedade Brasileira de Odontologia Estética) afirma que já está entre os 3 atendimentos mais procurados hoje.
O procedimento consiste em aplicar lâminas ultrafinas de porcelana ou cerâmica, que são aderidas à dentição a fim de corrigir imperfeições de formato, desgaste ou coloração.
Alguns mitos foram criados em cima do procedimento e o Dr. Matheus Moura Martins, esclarece:
O termo “lentes dentais” recebe esse nome pois a espessura do material aplicado é muito próxima das lentes oculares.
O procedimento não tem desgaste excessivo nos dentes e não impõe dores ao paciente. O processo é indolor e tem desgaste mínimo nos dentes
Não são permanentes e irreversíveis
Embora sejam materiais altamente duráveis, isso não significa que estão livres de eventuais manutenções.
Não causam sensibilidade
O Dr. Matheus também diz que na verdade a camada aplicada funciona como protetor, reduzindo assim a sensibilidade.
Não exigem uma manutenção complexa
Os cuidados pós procedimento são os tradicionais: escovação, uso fio dental e visitas periódicas ao dentista.
Não parecem artificiais
As lentes são projetadas para simular perfeitamente como os dentes são naturalmente, apenas corrigindo imperfeições de formato, alinhamento e coloração.
Harmonização Orofacial
Uma área que ainda está crescendo em profissionais especializados, já que teve a recente resolução 198/2019 emitida pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia) reconhecendo que procedimentos de harmonização orofacial podia ser oferecida por odontologistas, o que pode ser uma oportunidade para as clínicas e hospitais se colocarem nesse mercado.
O crescimento é tão impressionante, que entre julho de 2018 e julho de 2019 foi reconhecida uma busca 540% maior do que o período avaliado no ano anterior pelo Google. Especialmente procedimentos como botox, preenchedores e ritidoplastia na época bateram recordes de busca.
Serviços como Toxina Botulínica (Botox), Bichectomia, Fios de Sustentação e Preenchimento com Ácido Hialurônico, são técnicas de Harmonização Orofacial que podem ser realizadas em consultório.
Uma questão que normalmente afasta os profissionais de odontologia a buscar oferecer esses procedimentos, é a suspeita de que o investimento para isso seria muito alto, mas podem se surpreender ao ver que não é exatamente um grande custo em comparação com outros setores. A começar pela especialização, que possui cursos com carga horária mínima de 500 horas.
Com uma busca cada vez maior por procedimentos mais complexos, existe um cenário de atualização muito presente das clínicas em termos de tecnologia.
Desde os novos modelos de aparelhos de alinhamento, impressoras 3D para confecção de materiais até a atualização de um consultório para poder realizar atendimentos estéticos de harmonização, uma coisa é verdade: as clínicas buscam aumentar os seus serviços para se manterem competitivas.
A alta procura por procedimentos como esses (Harmonização Orofacial e Aplicação de Lentes Dentais) abre uma janela de oportunidade para profissionais que querem entrar no mercado, pois se trata de uma área especializada que ainda precisa de mais mão de obra qualificada.
Se você ainda não contempla esses tratamentos, aproveitar os espaços, de um setor ainda em expansão, pode significar um grande avanço nas clínicas e consultórios. São procedimentos cujos valores são mais elevados, é recomendada a manutenção dos tratamentos em menores intervalos e aqueles que apreciam a estética, quase sempre se inclinam a realizar mais de um procedimento.
Caso você já trabalhe com este tipo de serviço, vale a pena pensar em oferecer as melhores alternativas de pagamento para dar poder de compra aos seus pacientes e assim, você aumenta o ticket médio da sua clínica e seu faturamento!
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