top of page
Foto do escritorMarketing Evoluservices

6 dicas para exercer liderança no consultório e engajar a sua equipe

Você concorda que a liderança é responsável por conduzir, inspirar e influenciar pessoas, além de possuir um papel importante no engajamento da equipe? Um líder efetivo contribui para que os colaboradores estejam envolvidos no negócio e para que os objetivos e metas do consultório sejam alcançados.



Quando o profissional de saúde tem uma equipe engajada e com a visão voltada para a mesma direção, automaticamente a produtividade e comprometimento aumentam de forma exponencial. Além disso, quando os colaboradores vestem a camisa da empresa, os reflexos podem ser notados na redução de custos, melhoria no clima organizacional, capacidade de resiliência, e adaptação às demandas do dia a dia.


Pensando nisso, separamos algumas ações para que você consiga colocar em prática no seu consultório, garantindo o sucesso da organização e engajamento da equipe:


1 - Conheça a sua equipe: Cada colaborador possui um perfil, assim como qualidades e pontos de melhoria diferentes, portanto, é importante realizar um mapeamento de perfil e conhecer cada um para conduzir a equipe de forma assertiva.


Conhecendo a equipe, é possível utilizar os pontos fortes de cada um, distribuir desafios de acordo com o perfil e assim extrair o melhor dos colaboradores, otimizando processos e aumentando o engajamento.


2 - Delegue tarefas: Querer fazer tudo sozinho pode impactar nos seus resultados, por isso é importante distribuir tarefas de acordo com o potencial de cada colaborador! Explique o que deve ser feito, com detalhes, e faça um acompanhamento do que foi delegado. Dessa forma, é possível otimizar tempo, aumentar a produtividade, propor novos desafios e incentivar o desenvolvimento individual de cada um.


3 - Pratique a escuta ativa: Seja um bom ouvinte, tenha interesse genuíno pelo que o colaborador da sua equipe faz, se envolva nas conversas de modo sucinto, se importe com o que ele tem a dizer. Com essa prática, você irá gerar mais confiança, aprimorar o relacionamento entre você e a equipe e incentivar a melhoria contínua no consultório.


4 - Tenha empatia: A empatia é a capacidade de se colocar no lugar das outras pessoas. Não julgue! É importante tentar entender quais foram as motivações, expectativas e necessidades que influenciaram em determinado pensamento, ação ou ideia dos colaboradores. Assim a equipe se sentirá acolhida e valorizada em diversos momentos.


5 - Alinhe os objetivos: Ter metas definidas e claras para a equipe é algo que impacta de forma positiva os resultados do seu negócio. Para que os colaboradores exerçam o seu papel, é fundamental que conheçam a missão, visão e valores do consultório, assim como é importante que as expectativas estejam alinhadas para que fiquem motivados e tenham em mente as informações de como podem contribuir.


6 - Aplique feedbacks: Esta é uma ferramenta importante para que os colaboradores tenham a percepção sobre o seu desempenho e para que tenham a visão sobre o que o líder espera do seu trabalho. Você pode aplicar feedbacks pontuais para solucionar alguma questão imediata, feedback de agradecimento e atuar com feedback de direcionamento a longo prazo com o objetivo de orientar e desenvolver os seus profissionais. Não esqueça de elogiar e reconhecer resultados positivos!



Viu só como engajar a sua equipe e fazer com que seus colaboradores trabalhem pelo sucesso do seu consultório não precisa ser um bicho de 7 cabeças? Isso deve ser conquistado diariamente, assim como as práticas de gestão de pessoas devem ser executadas para que os objetivos sejam alcançados.


Fez sentido para você? Então fique sempre ligado nos conteúdos semanais do Dr. Empreendedor. Até a próxima!


33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page