Você já observou que com a evolução da tecnologia, nós estamos cada vez mais cercados de serviços e produtos digitais? Essa estrutura virtual é muito benéfica para o avançar da sociedade, no entanto, ao acessar plataformas é preciso tomar alguns cuidados para garantir que sua segurança seja preservada.
Quando o assunto é senha, você precisa redobrar ainda mais a atenção. O problema é que, caso algum desconhecido, com más intenções, tenha acesso a senha de algum serviço, ele terá disponível diversas informações sensíveis e inúmeras possibilidades de ações que podem causar grandes prejuízos ao dono da conta.
Para evitar algo semelhante, nós recomendamos algumas práticas que podem ajudar na segurança das suas senhas. É necessário seguir políticas de senhas que estão vinculadas às regras aplicadas para todos os usuários dos sistemas, assegurando os critérios de segurança no acesso de nossos sistemas.
Pensando em te ajudar a estar cada vez mais seguro e protegido, a nossa equipe de Tecnologia da Informação listou algumas boas práticas que ajudam a se prevenir contra invasões. Leia até o final e fique por dentro!
1 - Compartilhamento de Senhas
Senhas de acesso ao sistemas não devem ser compartilhadas aos outros colaboradores ou pessoas externas, mesmo que sejam pessoas de confiança neste momento, pois elas podem acabar fazendo o uso indevido do acesso no futuro.
2 - Não use a mesma senha de acesso em vários sistemas diferentes
Sempre utilize senhas diferentes em serviços diferentes, isso evita que, em caso de vazamento de dados ou golpes do tipo phishing e engenharia social, o golpista consiga acessar todas as suas contas com a mesma senha.
3 - Utilize senhas complexas
Evite senhas muito óbvias, como data de nascimento, nome ou sequências numéricas. Crie senhas mais complexas, contendo letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais para evitar com que hackers consigam acessar os seus perfis através de força bruta.
4 - Altere a senha periodicamente
Mudar a senha com frequência dificulta a tentativa de alguém mal intencionado, impossibilitando o acesso ao sistema. As boas práticas recomendam que a senha seja trocada a cada 3 meses. Muitos sistemas, principalmente provedores de e-mail, permitem que a senha tenha uma data de expiração, forçando os seus usuários a alterar de tempos em tempos.
5 - Use um gerenciador de senhas
Como hoje existem diversos serviços, acaba ficando cada vez mais complicado guardar senhas diferentes para cada sistema que você acessa, não é mesmo? Sendo assim, é natural que tentemos guardar as senhas em algum local para nos ajudar neste processo. Por conta disso, é recomendável utilizar gerenciadores de senhas que não só guardam, mas também geram senhas aleatórias. Desta forma você evita aquele famoso post-it no monitor ou então um papel com as senhas na gaveta da mesa de trabalho.
6 - Conheça a autenticação de múltiplos fatores
Muitos serviços permitem que você utilize a autenticação de múltiplos fatores, o mais conhecido é a autenticação de 2 fatores, também encontrada por A2F. Neste tipo de autenticação, o usuário precisará utilizar uma combinação dos fatores para ter seu acesso liberado. Por exemplo, além da senha digitada no sistema, será enviado um SMS para o celular cadastrado em seu perfil com um código que deverá ser inserido no sistema. Este tipo de serviço é muito usado em provedores de e-mails e sistemas bancários.
7 - Oriente os colaboradores sobre as Práticas de Segurança sobre senhas
Um dos pontos de maior importância para a segurança da informação é que todos os colaboradores tenham conhecimento dela e apliquem em suas atividades, evitando com que usuários mal informados acabem por não seguir as práticas de segurança e se tornem uma porta de entrada de ameaças para o seu estabelecimento.
Gostou dessas dicas? Então aplique na sua Clínica e no dia a dia do seu negócio e se tiver alguma dúvida entre em contato com a gente, estamos aqui para te ajudar :)
Comments