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Como são definidas as taxas de cartão de crédito? Entenda mais sobre esse assunto!

Que a maquininha de cartão é uma ferramenta indispensável para facilitar a gestão dos recebimentos e pagamentos da sua clínica, você já sabe né? Mas hoje gostaríamos de explicar para você de forma bem didática sobre COMO SÃO PROCESSADAS AS TAXAS DA SUA MAQUININHA DA SAÚDE SERVICE. Vamos nessa?


Existem 4 principais envolvidos no processo das taxas de cartão:


1. Bandeiras: São as empresas responsáveis pela comunicação entre as adquirentes e os bancos emissores de cartões, realizando a validação de todas as transações. Por exemplo: Visa, Mastercard são as bandeiras de cartão.


2. Emissores: São as empresas que definem e fornecem um limite de crédito que será utilizado pelos consumidores. Ex: Itaú, Bradesco, Nubank, Magalu


3. Adquirentes e subadquirentes: São responsáveis por credenciar estabelecimentos para receber com cartões, também são responsáveis por processar e liquidar as transações. Ex: Saúde Service, Cielo e outras.


4. Estabelecimentos comerciais: São os que aceitam o pagamento com cartão de seus clientes por meio das maquininhas. Assim como sua clínica aceita os pagamentos em cartão dos pacientes.


Todo estabelecimento comercial que utiliza maquininha de cartões paga uma taxa chamada MDR (Merchant Discount Rate) aos Adquirentes/Subadquirentes, para processar as transações de crédito ou débito. A MDR é composta pela participação de cada um destes integrantes do sistema que vimos acima. Existem diversos fatores que fazem com que a taxa MDR tenha reajustes.

Atualmente presenciamos um cenário de mudança no que diz respeito a PLATINIZAÇÃO DAS BANDEIRAS, já ouviu falar deste termo? Vamos facilitar para você! 😊


Você já possui um cartão platinum, black ou conhece alguém que tenha? Hoje o acesso a esses cartões está ainda mais fácil! A platinização das bandeiras de cartão de crédito é uma estratégia utilizada pelos emissores de cartão de crédito para atrair mais clientes e oferecer DIVERSAS VANTAGENS e BENEFÍCIOS como pontuação, descontos em lojas parceiras, acessos exclusivos à shows, eventos, área vip de aeroportos e muito mais!


Essa estratégia proporciona mais facilidade para que diferentes públicos possam adquirir um cartão de crédito Platinum, desfrutar de todos estes benefícios, independente da renda ou valor mínimo de utilização. Com tanta facilidade, fica evidente que a procura por esses tipos de cartões está cada vez maior. O contraponto para esse conjunto de benefícios que os emissores oferecem a seus clientes é que cartões Platinum e Black têm custos maiores, e esses custos refletem diretamente em MDRs mais altas. Então a facilidade de acesso a esses cartões implica numa “onda” de platinização das bandeiras em que a proporção desses cartões crescem no mercado e como consequência final acarretam no aumento da taxa de MDR que os estabelecimentos estão sujeitos.


Considere o seguinte exemplo: – Maria foi ao dentista e ao pagar utilizou seu cartão Black, por causa disso o custo de MDR da transação foi de 3%.

– João foi ao mesmo dentista e fez o mesmo procedimento, porém ao pagar utilizou seu cartão Gold, neste caso o MDR foi de 2%, já que o cartão dele tem uma taxa menor. Pelo fato de cada classificação do cartão ter um valor diferente, o que podemos entender é que a média da taxa por transação via maquininha, tende a aumentar à medida que mais pessoas tenham cartões de níveis mais altos.


Veja como é possível ter mais lucratividade mesmo com os aumentos de MDR

Aqui na Saúde Service, nós estamos sempre empenhados em proporcionar estratégias de venda, técnicas de precificação e todo suporte comercial com a nossa Consultoria Exclusiva! Por meio dessa consultoria, ensinamos nossos clientes como eles podem precificar corretamente seus procedimentos já considerando o valor da taxa E MAIS: ainda ensinamos a utilizarem nossos benefícios, como o Parcelamento em 24x, para aumentar o faturamento e ainda conduzir o paciente a fazer mais procedimentos por um preço que cabe no bolso! Isso não é mágica, é estratégia!


Veja bem, como você calcula sua margem de lucro? Como faz a precificação dos seus serviços já considerando os valores de taxas da maquininha e outras despesas? Confira agora mesmo este vídeo, onde nossa Analista Comercial, Gabriela te ensina a usar a taxa como uma ALIADA e não uma INIMIGA. Confira:


Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e em caso de qualquer dúvida, conte com a Saúde Service!

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