Você sabia que uma das principais características do profissional de compras é ser um bom negociador? Por isso é importante conhecer os fornecedores e estar sempre atualizado com o mercado em que você atua para aproveitar as oportunidades.
A crise econômica global que estamos enfrentando, exige que tenhamos boas estratégias para redução de custo. E uma boa iniciativa, pensando em otimizar as despesas, é manter estoque, e quando necessário, buscar novos produtos para substituir o principal. Isso evita que sua clínica fique sem insumos e recursos para trabalhar.
“Certo, mas e como posso economizar nas compras?”
O primeiro passo é organizar em uma planilha ou sistema todos os suprimentos que vocês utilizam e depois calcular a quantidade de uso por um determinado período com base nos últimos meses. Feito isto, você terá mais informações úteis para te auxiliar na projeção de crescimento do seu negócio.
Após obter todos esses dados, você terá as informações para prosseguirmos com os próximos passos. Preparamos 4 dicas importantes para você. Confira a seguir:
Dica 1: Sempre atualize orçamentos com novos fornecedores, para que possa negociar com o atual, informando que tem interesse em continuar com a parceria, mas precisa que os valores sejam revistos. Sempre comente sobre os concorrentes.
Dica 2: Caso os produtos ou insumos que utiliza sejam importados, esteja atento às taxas de câmbio e também notícias sobre a produção do material de origem. Isso te ajuda a assegurar que os produtos serão entregues no tempo certo e seu estoque estará garantido.
Vamos para um exemplo?
Alguns sugadores de saliva, tem a procedência na China e o país chegou a fechar as fronteiras por conta de um novo vírus. O primeiro passo, neste caso, seria buscar novos fornecedores em outros países, garantindo a mesma qualidade. Se organize também para comprar uma quantidade superior à programada, para não correr o risco de ficar sem.
O importante é acompanhar diariamente o dólar e ao efetuar uma compra garantir que a cotação seja realizada na menor taxa do mês ou pelo Ptax (taxa de câmbio calculada durante o dia pelo Banco Central) do último período.
Nós temos acompanhado que, infelizmente em países de guerra, os produtos ficam parados e por isso você precisa estar atento para caso surja alguma outra informação de novos países, você tenha tempo hábil para procurar alternativas, antes que as coisas piorem.
Dica 3: Quanto maior a quantidade, menor o preço. Temos como exemplo: Atacadistas como o Assaí, sendo que seus produtos por serem em maior quantidade são mais em conta que o do Hipermercado Extra, mesmo sendo do mesmo grupo.
Então, caso tenha estoque é importante garantir uma quantidade maior, pois a negociação é mais flexível de acordo com o número de itens que você está disposto a adquirir.
Dica 4: Sempre que possível faça testes e busque conhecer marcas similares, assim você garante uma carta na manga, na falta da marca principal.
Para exemplificar, podemos utilizar pastas para dentes sensíveis. Hoje no mercado existe a Colgate Sensitive, Sensodyne, dentre outras. É claro que temos preferência por marcas, mas como diz o velho ditado “antes um pássaro na mão, do que dois voando” não é mesmo?
Com essas dicas sendo executadas, você irá notar economia na aquisição de suprimentos e novas compras. Isso garante um Fluxo de Caixa mais estável, maior nível de previsibilidade financeira e muito mais lucratividade para a sua Clínica!
Gostou desse conteúdo? Então convide outros colegas de profissão para fazer parte do Dr. Empreendedor. Vamos juntos construir negócios de sucesso!
Комментарии