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Foto do escritorMariana Pereira

Divulgue sua clínica ou atividade profissional na Internet sabendo onde vale mais a pena investir!

Já é antigo o conceito de que a presença digital é imprescindível, cada vez mais forte e decisiva para se manter em contato com pessoas, empresas e instituições, mas vale sempre lembrar que, se você ainda não deu ATENÇÃO a isso, você pode estar perdendo para o profissional vizinho, em torno do mesmo perímetro de atuação que você!


Atualmente, não existem outros caminhos que tragam os resultados que a internet pode proporcionar, se bem aproveitada. Hoje, a realidade da comunicação é por meio dos canais digitais, se pararmos para pensar, até mesmo nas relações pessoais é muito comum que até nossos diálogos com familiares e amigos ocorram, muitas vezes, por mensagens no WhatsApp ou videochamada, por exemplo. A maioria das pessoas já normalizou este comportamento, ou seja, o relacionamento digital está definitivamente instalado em nosso dia a dia, por isso, caso seu perfil ainda prefira seguir à moda antiga, infelizmente seu tempo, praticidade e até contatos, ficarão cada vez mais comprometidos uma vez que evoluímos para um cotidiano híbrido, quando boa parte do nosso dia a dia acontece digital e remotamente.


Mas o que fazer para ampliar minha presença digital e usufruir de todas as oportunidades que a internet oferece?


  1. Amplie sua visão Já sabemos que, para qualquer profissional da saúde, não basta apenas ser excelente em sua especialidade, é necessário expandir sua visão para aspectos importantes, mesmo que diretamente relacionados à outra área de atuação, como: Administração do Consultório, Finanças, Contabilidade, Marketing, etc. Quanto mais conhecimentos agregados melhor, para trazer organização, inovação e crescimento para o seu negócio. Procure, portanto, ficar atento às orientações e práticas que estes pilares carregam e reflita sobre como aplicá-las no seu trabalho.

  2. Conheça o seu paciente

Qual é o perfil das pessoas que você atende? Tente entender se há um padrão, pois somente desta maneira você poderá definir a melhor forma de “falar” com esse público, por exemplo: Caso identifique que a maioria dos seus pacientes são pessoas acima de 60 anos, a rede social mais indicada para divulgar o seu trabalho é o Facebook, porque boa parte da população idosa do país utiliza esta rede social. Diferente dos mais jovens que preferem o Instagram, Tiktok ou mesmo Twitter. Além da faixa etária, identifique de onde estas pessoas costumam vir, sua localidade: regiões mais afastadas, periféricas ou mais centrais, em bairros onde residem pessoas com maior poder aquisitivo. Outro aspecto importante, entenda se a maioria de seus pacientes são mulheres, homens ou fazem parte de alguma outra definição de gênero. Outra definição de gênero também? Com certeza! Tudo isso pode te ajudar a definir a linguagem da sua comunicação, os canais por onde divulgar, os preços praticados, as formas de pagamento, etc. Identificando os perfis dos seus pacientes, haverá muito mais chances de fazer esse número crescer, fidelizar e se consolidar.

  1. Seja parte ativa no universo online A gente sabe que a correria do dia a dia muitas vezes impede que façamos muitas coisas, o tempo é precioso para todos nós e, até por isso, aproveitar o universo digital pode ser sua melhor alternativa. Basta lembrar de como era a divulgação dos consultórios ou profissionais há alguns anos, panfletando nas ruas, anunciando em jornais ou revistas, entregando mala direta e outras práticas difíceis, caras e obsoletas atualmente. As mídias digitais, ao contrário, nos permitem praticidade, comodidade, são infinitamente mais baratas do que pagar por impressões em gráficas ou anúncios em jornais e revistas, além de trazerem alta assertividade no alcance do público alvo.

  2. Escolha o Melhor Canal Digital Existem duas maneiras básicas de promover algo ou alguém nos canais digitais: a orgânica e a paga, para decidir sua estratégia você precisa avaliar sua realidade e orçamento. A principal diferença entre mídia orgânica e mídia paga está obviamente no investimento. A mídia paga tende a trazer mais resultados em menos tempo, uma vez que dissemina a sua mensagem para muitas pessoas, não apenas aos seguidores do seu perfil. Na orgânica, por sua vez, isso não acontece na mesma performance, a menos que você já tenha muitos seguidores engajados, os resultados da sua divulgação serão bem mais lentos, limitados aos seguidores do seu perfil, porque não contarão com as dinâmicas de alcance que a mídia paga proporciona. Ambas as frentes são importantes e uma não invalida a outra, por isso recomendamos que sim, você trabalhe para crescer organicamente, mas também separe uma verba para a publicidade paga, isso vai ampliar o alcance e visibilidade do que você faz, SER VISTO é essencial para quem deseja crescer!


FACEBOOK E INSTAGRAM


Começando pelo Facebook e Instagram, caso ainda não invista em mídia paga e queira resultados em curto prazo, recomendamos que o investimento inicial seja de aproximadamente R$3 mil reais ao mês. O investimento para ambas as redes sociais acontece junto, no exemplo de 3 mil reais, R$1.500 você pode destinar ao Instagram e R$1.500 ao Facebook.


Posso investir menos?

Então, não existe fórmula que consiga traduzir qual será o resultado do investimento, independente do valor injetado na mídia, pois existe uma série de fatores que influenciam nisso: o tipo de anúncio, as configurações para cada um deles, seu engajamento, etc. Você até pode começar com menos, mas seus resultados podem não ser muito substanciais, mesmo assim, caso queira fazer esse teste para avaliar como a rede se comporta, tente, mas não tenha altas expectativas.

Uma vez investindo, acompanhe constantemente a repercussão da mídia e faça alterações, se necessárias. No facebook ou Instagram, por exemplo, você pode fazer isso através do gerenciador de anúncios.


Eu mesmo quero fazer os anúncios, mas não sei por onde começar!

Calma rs, os links abaixo podem te ajudar!



GOOGLE

O Google é um dos canais digitais com maior potencial de conversão, isso porque na modalidade de anúncios pela barra de pesquisa, o paciente já está buscando pelo serviço, produto ou profissional, em outras palavras, o paciente já reconheceu aquela necessidade, por isso faz a pesquisa, ou seja, ele não vai receber um anúncio sobre algo que nem sempre têm interesse de fato, ao contrário, interesse ele já tem.


Existe uma infinidade de possibilidades para anunciar no Google, inúmeras estratégias e manobras que podem ser realizadas, mas vamos falar de duas modalidades bem comuns: Rede de Pesquisa, que citamos acima, e também nas campanhas para a Rede de Display - aqueles anúncios com imagens que aparecem nas páginas que visitamos na internet.

Além destes, no Google é possível criar anúncios de vídeo, Google Shopping e outros formatos também.


Para qualquer tipo de campanha, também recomendamos iniciar em R$3 mil reais. É necessário seguir alguns passos para configurá-las, como: Definir palavras-chave, segmentação do público por localidade, interesses, investimento e criação dos materiais para os anúncios de Display ou Vídeo, é um pouco mais complexo, tem que pegar o jeito, mas quando pega, é sucesso.


Quer tentar?

Esse tutorial pode te ajudar nos primeiros passos:


Prefiro terceirizar!

Existem muitos profissionais de marketing e agências que podem te ajudar com isso, caso você prefira terceirizar este serviço.





Se você é profissional de odontologia, por exemplo, a Saúde Service em parceria com a Impulse pode te ajudar!

Acesse mais informações aqui:


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