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Foto do escritorMariana Pereira

Guia: Marketing médico para mídias digitais

Aprenda as melhores táticas sobre marketing médico e tenha mais visibilidade e credibilidade para o seu consultório.



O marketing médico de qualidade é essencial, devemos desmistificar a ideia de que divulgar serviços para a saúde pode comprometer a imagem profissional porque, ao contrário, quando há planejamento e gestão eficiente das mídias digitais, o marketing médico pode ser útil não apenas para promover um serviço, mas também instruir, aproximar e criar uma relação que beneficie a todos. Além disso, os pacientes procuram referências e opiniões na internet e é provavelmente nela que avaliarão o seu serviço. Pensando nisso, reunimos dicas e conteúdos para te orientar a manter suas mídias atualizadas e utilizar os recursos digitais a seu favor.


Em primeiro lugar, recomendamos que você leia o Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina. Nele você encontrará explicações detalhadas de como é possível divulgar seus serviços e sua imagem de forma completamente ética. O manual contém recomendações para o marketing médico que vão desde a originalidade dos conteúdos publicados até a maneira como você se posiciona perante seu público, fugindo de abordagens inadequadas.


Você deseja que mais pessoas se interessem por seus serviços?


Existem alguns princípios básicos a serem seguidos para que as pessoas conheçam suas mídias digitais. Os usuários navegam na internet geralmente por dois motivos básicos: o primeiro é para acompanhar os seus interesses e o outro para encontrar soluções para suas necessidades. Um marketing médico bem estruturado precisa estar presente nesses dois pontos. Por exemplo: se você é obstetra, precisa interagir com pessoas que tenham interesse em engravidar, mas não só isso, você também precisa aparecer para as grávidas que moram na região de seu consultório e buscam por um profissional para atendê-las.


1. ALCANCE QUEM TEM INTERESSE:

A melhor maneira de se relacionar com quem tem interesse pelo seu serviço, é por meio das redes sociais, que são mídias que facilitam a conexão entre profissionais e consumidores, com um custo que pode ir de 0 até onde seu desejo e orçamento permitir. Separamos algumas dicas para que você comece a utilizar as redes sociais em sua estratégia de divulgação do consultório, clínica ou até mesmo de seu perfil pessoal:


  • Invista nas marcações com hashtags


Hoje, para manter-se informadas sobre determinados assuntos, as pessoas seguem as hashtags interessantes em seus perfis sociais, como no Instagram, Facebook ou Linkedin. Utilizando ainda o exemplo do obstetra, as hashtags com potencial para alcançar os interessados pelos seus serviços podem ser – #gravidez, #obstetra, #mãedeprimeiraviagem #vousermãe #cuidadoscomobebê, #gravidezsaudável – Para utilizá-las, basta incluir na legenda de suas publicações. Importante: não abuse, tudo em excesso compromete a experiência do seu público, utilize apenas hashtags que tenham relação com o conteúdo publicado.

  • Produza conteúdo de qualidade



Já pensou no quanto você, como profissional da saúde, pode contribuir com informações relevantes? O conselho médico não permite análises clínicas e alguns tipos de promoções nas mídias digitais, porém, não há nada que te impeça de dar informações e dicas importantes para seus seguidores, gravar vídeos sobre determinados assuntos, mostrar o seu dia a dia como profissional, entre outras estratégias. Divulgue informações que sejam relevantes e úteis para seu público – esse tipo de comportamento social pode fazer de você uma referência para seus seguidores sobre sua área de atuação. Separamos alguns perfis interessantes nas redes sociais, de profissionais influenciadores da área da saúde, para que você possa se inspirar:


  • Invista em sua imagem


Para manter um bom perfil nas redes sociais, lembre-se de considerar a maneira como as pessoas observarão seu perfil. Não nos referimos à sua imagem física ou pessoal, mas sim à qualidade das informações compartilhadas. Explore o que você tem de melhor nas mídias digitais, por exemplo: o atendimento personalizado de seu consultório, as instalações de sua clínica, conteúdos como “antes e depois”, dicas de parceiros, fotos e vídeos bem produzidas, entre outros. Você também pode otimizar seu perfil no Linkedin com essas dicas exclusivas, destacando suas principais características e contribuições como profissional da área da saúde.


2. ALCANCE QUEM TEM NECESSIDADE:

Focamos agora em um processo prático para o relacionamento com seus pacientes, que começa no momento em que eles necessitam e buscam por seus serviços. O ponto principal a ser considerado é a disponibilização de suas informações completas em todos os locais onde eles possivelmente procuram. Separamos algumas dicas de como ficar bem posicionado na internet e ser facilmente encontrado por futuros pacientes:

  • Endereço no Google Meu Negócio

Insira o endereço de seu consultório ou clínica no Google Meu Negócio, de maneira que esteja sempre visível para quem realizar uma busca no Google. Essa ferramenta permite que pessoas residentes próximas ao seu consultório encontrarem seu endereço com mais facilidade, se configurada com informações e categorias corretas. É importante que os dados de horário de funcionamento, endereço, telefone e link para o site estejam sempre atualizados, pois é por meio deles que os pacientes chegam à sua clínica. Essa é uma ferramenta essencial para a área da saúde, considerando que o atendimento médico necessita sempre acontecer num local físico.


  • Sites de busca por médicos e dentistas

Existem diversos sites em que profissionais da saúde podem se cadastrar e inserir dados como: área de especialidade, tratamentos e procedimentos realizados, métodos de pagamento, convênios médicos aceitos, localização, horário de atendimento, entre outros – alguns deles, inclusive, oferecem o serviço de agendamento de consultas e área para avaliações de pacientes, onde quem pesquisa seu nome pela primeira vez, pode ver como é bom (ou ruim) o seu atendimento, tendo como base as avaliações de quem já se consultou ou tratou com você.



Há também, vinculados a essas ferramentas, fóruns em que os profissionais da saúde respondem às principais dúvidas dos usuários, colaborando de maneira cooperativa para a difusão de informações verdadeiras e relevantes na internet. O preenchimento de seu perfil nesses sites favorece seu posicionamento durante as buscas.

Separamos alguns sites interessantes sobre profissionais da saúde, para que você se informe e comece a utilizá-los como estratégia em seu marketing médico:


Quer descobrir o que as pessoas pensam sobre você e construir uma imagem positiva nas mídias digitais?


O primeiro passo é saber que a construção de uma imagem respeitável e admirável começa dentro do consultório, não na internet. Nas mídias digitais você estará sujeito a avaliação de seus pacientes e isso é ótimo, pois uma das características mais valiosas da rede é permitir a verdadeira interação, isso te proporciona mais relevância e confiança perante quem busca seus serviços. Temos algumas dicas importantes para que você consiga avaliações positivas de seus pacientes:


Agilidade e Pontualidade

Preze pela agilidade e seja comprometido com os horários de seu consultório. Essa é uma questão que influencia muito na percepção de seu paciente quanto à qualidade dos seus serviços. Ninguém gosta de ficar horas esperando, você também não, então trabalhe sempre com horários bem planejados, que garantam que você atenderá os pacientes dentro do período agendado. Caso haja algum imprevisto, avise seus pacientes dos próximos horários, para que eles possam reagendar com prioridade.




Relacionamento e Informação

Crie canais de relacionamento com seus pacientes. Hoje o prontuário não é o suficiente para conhecer seus “consumidores”, use as mídias digitais, e-mails e telefone para, periodicamente, saber como seus pacientes estão, lembrá-los da importância de cuidar da saúde e contar sobre novidades que aconteceram em seu consultório ou clínica. Profissionais empáticos conquistam a fidelidade e a confiança de seus pacientes.


Deseja agregar valor aos seus serviços e a sua imagem?

Com todas essas dicas colocadas em prática, você sem dúvidas terá um grande sucesso em seu marketing médico nas mídias digitais, mas lembre-se, essa boa impressão deve continuar ainda mais forte quando as pessoas encontrarem com você pessoalmente. Para garantir ainda mais eficiência para você, separamos algumas dicas extras:


Bom atendimento

É extremamente importante que não só o seu atendimento médico seja excelente, mas de todos os envolvidos no procedimento. Conheça o perfil de todos os parceiros do consultório ou clínica e invista em treinamento e aperfeiçoamento para que seu paciente seja sempre atendido com cordialidade e agilidade.


Espaço confortável

Garanta que seu consultório ou clínica esteja sempre limpo, organizado e confortável. Isso ameniza o período de espera e garante uma impressão de atendimento impecável e qualidade do seu serviço. Além de cuidar do conforto e organização, é preciso reforçar os cuidados exigidos pela vigilância sanitária.


Inovação e soluções de pagamento

Assim como você deseja ser um profissional da saúde engajado nas mídias digitais, é importante que seu serviço também seja moderno e prático. Alguns processos não precisam mais ser tão demorados, ocupando espaço físico para armazenar pastas e fichas. Já existem diversas ferramentas adequadas para gerenciar consultórios e clínicas médicas, nós separamos uma lista das melhores ferramentas de gerenciamento para profissionais da saúde.


Outro ponto importante é a dependência que ainda existe dos convênios médicos para manter pacientes. É ótimo aceitar convênios, pois o volume de pacientes cresce, mas não deixe de aceitar pagamentos particulares e facilitar para que seus pacientes permaneçam com você, realizando consultas e tratamentos sempre que necessário, até mesmo ao deixar de utilizar convênios – pacientes particulares garantem mais lucro e são mais comprometidos, como exploramos nesse post: Dicas para atrair mais pacientes particulares para sua clínica.


Esperamos que esse conteúdo ajude seu marketing médico e fortaleça seu consultório.

Até a próxima! 🤩

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