Uma projeção feita por um estudo na Irlanda, pelo Instituto Research and Markets, mostra que até 2030 o faturamento do setor deve ser de US$89 bilhões.
Além de um crescimento médio anual de 5,9% ao ano (desde 2018), tem uma vertente do mercado que vai ganhando ainda mais destaque nas previsões: o da odontologia estética, com uma projeção de crescimento médio anual de 13%.
No Brasil o crescimento de demanda e mercado é muito expressivo, uma vez que é o segundo país com maior número de procedimentos odontológicos, atrás apenas dos Estados Unidos, como apresenta a SBOE (Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética).
Além da demanda, o perfil do profissional brasileiro que trabalha no setor vem se tornando referência.
Uma área que segue em franco crescimento é a de Harmonização Orofacial (HOF), especialidade que busca harmonizar o sorriso com o rosto. Os benefícios desses procedimentos não se resumem apenas a aspectos estéticos, há melhorias também na qualidade do sono, relaxamento facial e até alívio do estresse.
Muitas clínicas e consultórios estão se especializando nesses procedimentos também por uma busca de mais faturamento e o famigerado ticket médio. Além de requerer manutenções periódicas nesses tratamentos,os procedimentos costumam praticar valores altos e são buscados por pessoas de todas as identidades de gênero, perdendo assim os estigmas sobre público de áreas estéticas.
Esse cenário em constante evolução faz com que a concorrência aja a favor do bolso dos pacientes. Novas ofertas, planos e agentes oferecendo benefícios tendem a aparecer cada vez mais, fazendo com que os serviços fiquem acessíveis.
Clareamento Dental, Facetas Dentárias, Implantes Dentários e Correção de Dentes em geral estão entre os tratamentos mais procurados pelos brasileiros.
O Brasil também mantém um mercado tecnologicamente atualizado. Graças aos recursos atuais, os brasileiros cada vez mais perdem a impressão de que visitas ao dentista são eventos de dor e sofrimento, quebrando assim a ideia de que cuidar da saúde bucal não valeria a pena.
As recentes implementações tecnológicas também criaram a sensação de facilidade para alguns tratamentos, os alinhadores invisíveis passaram a ser mais procurados por pessoas que antes tinham receios com a estética dos aparelhos convencionais.
No dia 08 de maio desse ano, o Governo Federal sancionou a lei que incluía o projeto Brasil Sorridente na Lei Orgânica de Saúde. Dessa forma, recursos de saúde bucal passam a ser acessíveis a todos os brasileiros.
A promessa inicial é de que ainda em 2023 o valor investido para unidades de atendimento seria de R$136,87 milhões, contemplando 805 municípios para uso do serviço.
Com projeções tão expressivas de crescimento do mercado, inovações em especialidades e meios de criar mais acessível o atendimento odontológico certamente estamos vivendo em um tempo de vanguardismo na odontologia. Ter expansão econômica e profissional passa por estar atualizado com o mercado para se manter competitivo, oferecer bons serviços e opções aos seus pacientes.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe a Saúde Service também no Instagram e fique por dentro de todas as nossas dicas e novidades!
댓글