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3 formas de motivar o seu paciente a continuar o tratamento



Iniciar um tratamento médico, odontológico, estético ou de qualquer outra especialidade não é uma tarefa tão difícil, no entanto, continuar com os procedimentos até alcançar os resultados desejados pode ser um grande desafio.


A maioria das pessoas começa empolgada, buscando a mudança na sua saúde, seja ela física ou emocional, mas com o passar do tempo invertem as prioridades e acabam desistindo no meio do caminho.


Isso costuma acontecer com os seus pacientes, Dr? Então fique até o final dessa leitura e veja como incentivar os seus clientes a prosseguir com o tratamento.


  1. Entenda o motivo pelo qual seu paciente pensa em desistir


Despir do jaleco e vestir a roupa de conselheiro é muito importante em alguns momentos. Embora a figura do “Doutor” seja muito respeitada, algumas vezes o seu paciente precisa apenas de um espaço para falar e sentir que alguém realmente se importa. Dê essa oportunidade para ele e mostre-se alguém de confiança.


É necessário criar um diálogo sincero e aberto para entender qual a raiz da desmotivação. Escute com bastante atenção aquilo que ele tem a dizer, descubra os pontos que podem estar afetando a percepção do paciente com relação ao tratamento que tem sido realizado.


Existem motivos mais frequentes para a falta de motivação, e nós trouxemos alguns deles para te ajudar a lidar melhor com essas situações.



Imediatismo: esperar é difícil, não é mesmo? As pessoas querem tudo para ontem, e costumam ficar bastante incomodadas se algo não acontece no tempo que elas gostariam.


Neste caso é importante alinhar expectativas com o seu paciente, desde o início do tratamento. Conte para ele sobre os inúmeros benefícios que ele terá se for até o final e qual o prazo médio para tratamentos como o dele.


Falta de tempo: a correria do dia-a-dia pode fazer com que seu paciente perca o ânimo de continuar o tratamento simplesmente porque não consegue tempo de comparecer às consultas marcadas.


Busque ter uma agenda flexível e com o máximo de organização possível. Converse com ele para entender quais seriam os melhores dias e horários e reforce os pontos positivos de priorizar a própria saúde, em detrimento de qualquer outra coisa.


Dificuldades Financeiras: será que aquela pessoa não parou de ir aos agendamentos simplesmente porque não tem dinheiro para pagar pelo tratamento?


Aqui está a importância de criar um relacionamento empático com os seus clientes, pois até mesmo de questões financeiras eles se sentirão à vontade para comentar.


Se o seu paciente não está tendo condições de arcar com os procedimentos, facilite as formas de pagamento. Aqui na Saúde Service nós oferecemos serviços de parcelamentos em até 24x para o seu cliente continuar com você.


  1. Explique sobre os impactos positivos do tratamento


Muitas vezes a pessoa perde a motivação de continuar, porque não faz ideia do quanto determinado procedimento é importante para a sua saúde e bem estar. Neste momento é importante ressaltar os pontos que farão o seu cliente repensar a decisão.


Se você é, por exemplo, dentista, e seu paciente está querendo tirar o aparelho ortodôntico antes da hora, conte para ele o quanto isso vai prejudicar a evolução que ele obteve até aqui. Se possível mostre fotos de como estava antes e como está agora.


Levante pontos emocionais, como estética, sorriso mais bonito, autoestima, melhora na mastigação e tudo o que a finalização do tratamento traria de bom para a vida dele de modo geral, isso o fará se perguntar se vale mesmo a pena desistir.


  1. Estabeleça metas alcançáveis

Muitas pessoas só conseguem concluir algo quando enxergam um desafio na sua frente, elas sentem a necessidade de se superar e provar para elas e para outros que é capaz de cumprir determinada tarefa.


Se você é um nutricionista, pode dizer para o seu cliente que quer encontrá-lo, daqui há 2 meses, pesando 8 kilos a menos, e que na próxima consulta irá pesá-lo para ver se ele conseguiu alcançar o objetivo proposto.


Como ele assumiu um compromisso com você e disse que na próxima consulta estaria mais magro, terá motivação e disciplina o bastante para continuar e manter uma alimentação mais regrada, para subir na balança outra vez e mostrar que conseguiu superar seus próprios obstáculos.



Além destes 3 pontos que nós levantamos também é muito importante elogiar a evolução do seu paciente e parabenizá-lo pelos resultados obtidos. Assim ele estará sempre motivado a prosseguir e sentir-se orgulhoso de si mesmo.


Faz sentido para você? Se gostou deste conteúdo não esqueça de curtir e deixar o seu comentário aqui embaixo. Conte conosco, Dr. Empreendedor!


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