Sabemos que a gestão financeira de um consultório ou clínica não é uma tarefa fácil, principalmente quando o desafio é lidar com a inadimplência. Muitas vezes, o profissional da saúde não sabe como realizar as cobranças sem prejudicar o seu relacionamento com o paciente ou suas finanças.
Nós separamos algumas dicas importantes para você saber como lidar com pacientes inadimplentes, confira:
Faça um contrato de serviço
Uma prática que ainda não é tão comum entre os estabelecimentos da saúde é realizar um contrato de serviço com os pacientes. Essa é uma das soluções para o seu consultório ou clínica caso você esteja enfrentando muitos problemas com a inadimplência. O contrato é a garantia de que você prestou um serviço e que receberá por ele.
Ao redigir o seu contrato de serviços, faça de forma clara e objetiva com todas as informações relacionadas a preços, prazos, formas de pagamento, possíveis multas e as obrigações de ambas as partes - um advogado é o melhor profissional para fazer isso!
Envie avisos sobre quando deve ser realizado o próximo pagamento
Sabemos que imprevistos acontecem e muitas vezes, os pacientes acabam não realizando o pagamento na data correta por algum motivo: seja por esquecimento, falta de dinheiro ou organização financeira. Mesmo que não seja de propósito, isso acaba interferindo no seu fluxo de caixa.
Uma forma de lidar com pacientes inadimplentes é enviar avisos sobre quando deve ser realizado o próximo pagamento. Você pode solicitar para que a sua secretária faça a cobrança por e-mail ou WhatsApp, mas sempre de maneira sutil. Ninguém gosta de ser cobrado, então é importante que a pessoa que realizará a cobrança seja paciente e saiba como negociar.
Outra maneira de fazer isso é utilizar softwares de gestão que podem programar lembretes de maneira automática para serem enviados próximo as datas de pagamento dos pacientes.
Ofereça diferentes formas de pagamento
Flexibilizar as formas de pagamento também ajuda a diminuir os pacientes inadimplentes na sua clínica ou consultório. Além do dinheiro, você pode aceitar cheques, boletos bancários, cartões de crédito, débito e transferência bancária.
Porém, é importante lembrar de optar pelas formas de pagamento que são seguras tanto para você, quanto para o paciente. As maquininhas de cartões, por exemplo, possibilitam que você não fique sem receber caso o paciente não pague a fatura. Se isso acontecer, o paciente que terá que resolver o problema com a sua instituição financeira.
Facilite as formas de pagamento, mas sempre levando em consideração como elas vão afetar o seu consultório ou clínica. E lembre-se que logo no primeiro contato com o seu paciente, é essencial deixar bem claro as possibilidades de pagamento para que ele escolha qual é a ideal para ele.
Negocie a data do pagamento
Existem algumas situações em que os pacientes ficam sem o valor necessário para o pagamento na data sugerida por você. Nesses casos, avalie se você pode ser um pouco mais flexível com a data de pagamento. É importante que você negocie com o seu paciente qual é a melhor data para ele efetuar o pagamento e caso a data não seja viável para você, verifique uma inclusão de juros nos valores das parcelas ou incentive o pagamento à vista.
Quando possível, ofereça descontos
Oferecer descontos para os pacientes é um diferencial que o seu consultório ou clínica pode adotar para evitar as inadimplências.
Você pode, por exemplo, oferecer descontos para quem realizar o pagamento do tratamento ou consulta à vista. Isso traz mais segurança para você e ainda deixa o paciente satisfeito. Ou em casos de atrasos de pagamento, considere um desconto nos juros ou multa, para facilitar o pagamento.
Mas antes de sair por aí dando descontos, faça uma análise das suas finanças e avalie se isso é viável ou não para a sua clínica ou consultório.
Tenha um bom relacionamento com o seu paciente
Manter um bom relacionamento com o seu paciente é essencial para evitar possíveis estresses no futuro. Caso seja necessário fazer uma negociação de pagamentos em atraso, você terá muito mais sucesso se você mantém um bom relacionamento com ele.
Então ofereça um atendimento satisfatório e demonstre que o seu consultório ou clínica está sempre à disposição, seja para novos tratamentos, consultas ou até mesmo para possíveis negociações. Lembre-se também que os dados dos pacientes devem estar sempre atualizados no seu sistema, para caso ocorra algum problema ou imprevisto, você consiga entrar em contato com ele.
Agora você pode aplicar estas medidas no seu consultório ou clínica e diminuir as inadimplências.
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