O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e fica ainda mais difícil
encontrar profissionais capacitados, com perfis que correspondam às necessidades da
empresa, por isso, ter processos de gestão de pessoas bem estruturados é de extrema
importância para qualquer modelo de empresa, dessa maneira conseguimos desenvolver
colaboradores e alcançamos melhor desempenho da equipe para que os objetivos sejam
realizados.
Por melhor que seja o serviço oferecido por sua clínica, por mais qualidade que você
possa entregar aos pacientes, colaboradores despreparados podem colocar tudo a perder! Boa parte do sucesso da clínica estará na forma como seus colaboradores desempenham suas funções, o engajamento da equipe, quando bem direcionado, é um dos principais fatores para o êxito de qualquer empresa.
Sabemos que é desafiador manter a satisfação e o engajamento de toda a equipe e
para que isso aconteça, existem alguns processos que nos auxiliam nessa tarefa, tais como: a cultura de feedback, treinamento, desenvolvimento e reconhecimento de colaboradores que possuem boa performance.
Conheça seu Colaborador
Conhecer o perfil de cada colaborador da equipe é essencial para identificar os pontos
fortes e pontos de melhoria de cada um. Com essa visão, os gestores conseguem se
aproximar da equipe, obter confiança, planejar dinâmicas de trabalho eficazes e implementar uma cultura de feedback.
Conhecer a equipe permite que você trabalhe mais assertivamente, aproveitando os
melhores aspectos individuais, alocando o colaborador em atividades às quais ele tenha
habilidades reais já desenvolvidas, além de aperfeiçoar habilidades em potencial, mas que
ainda não estão tão maduras.
O Feedback
Feedback é o hábito de conversar sobre o desempenho do colaborador, que pode ser
pontual - para resolução de alguma questão imediata, elogio, agradecimento - ou direcionado a longo prazo - para orientar, alinhar as expectativas e estabelecer um plano de desenvolvimento individual visando a evolução do colaborador.
Para colocar isso em prática, basta incluir no seu a dia a dia a cultura de conversar
com o colaborador sempre que necessário, seja para orientar, agradecer, parabenizar ou
também corrigir, isso é feedback!
É importante que a aplicação do feedback ocorra periodicamente, bimestral, semestral
para aspectos gerais e pontual, em situações importantes que precisam ser sinalizadas
rapidamente. Para todos os feedbacks, orientamos que haja o registro desta orientação em
alguma plataforma de comunicação, por e-mail, para que o colaborador consiga ter acesso
quando necessário e para que o gestor realize um acompanhamento para identificar a
evolução do colaborador após cada conversa.
A importância do Feedback
Além dos fatores já mencionados, o feedback é muito solicitado pelos colaboradores
para que tenham perspectiva sobre as atividades que estão realizando e para saber o que
cada gestor espera do trabalho executado. E por isso, ter uma cultura de feedback sólida
proporciona o desenvolvimento profissional e pessoal de todos os envolvidos.
Com essa prática, a empresa e/ou gestor consegue treinar e desenvolver os colaboradores de acordo com as necessidades identificadas e ter dados para reconhecer colaboradores com bons desempenhos e recompensar os desempenhos que são superiores por meio de feedbacks positivos, um agradecimento ou até mesmo um elogio na frente da equipe para que enxerguem a atitude ou comportamento como um exemplo e para estimular o
colaborador que se destacou. Esse reconhecimento é essencial para que o colaborador
continue alcançando bons resultados e aumente o índice de satisfação dentro da empresa.
A gestão de pessoas deve fazer parte do dia a dia e praticada em cada ação do líder,
seja para treinar, desenvolver, reconhecer ou simplesmente cuidar de todos os colaboradores, porém, para que os resultados sejam alcançados, todos estes processos e estratégias devem sempre estar diretamente alinhados com o escopo da empresa.
Então, reserve um espaço na agenda para cuidar de seus colaboradores e obtenha
muito mais engajamento e bons resultados!
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