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Time de Recursos Humanos

Cuide de seus Colaboradores! A cultura de feedback pode transformar resultados

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e fica ainda mais difícil

encontrar profissionais capacitados, com perfis que correspondam às necessidades da

empresa, por isso, ter processos de gestão de pessoas bem estruturados é de extrema

importância para qualquer modelo de empresa, dessa maneira conseguimos desenvolver

colaboradores e alcançamos melhor desempenho da equipe para que os objetivos sejam

realizados.


Por melhor que seja o serviço oferecido por sua clínica, por mais qualidade que você

possa entregar aos pacientes, colaboradores despreparados podem colocar tudo a perder! Boa parte do sucesso da clínica estará na forma como seus colaboradores desempenham suas funções, o engajamento da equipe, quando bem direcionado, é um dos principais fatores para o êxito de qualquer empresa.


Sabemos que é desafiador manter a satisfação e o engajamento de toda a equipe e

para que isso aconteça, existem alguns processos que nos auxiliam nessa tarefa, tais como: a cultura de feedback, treinamento, desenvolvimento e reconhecimento de colaboradores que possuem boa performance.




Conheça seu Colaborador

Conhecer o perfil de cada colaborador da equipe é essencial para identificar os pontos

fortes e pontos de melhoria de cada um. Com essa visão, os gestores conseguem se

aproximar da equipe, obter confiança, planejar dinâmicas de trabalho eficazes e implementar uma cultura de feedback.


Conhecer a equipe permite que você trabalhe mais assertivamente, aproveitando os

melhores aspectos individuais, alocando o colaborador em atividades às quais ele tenha

habilidades reais já desenvolvidas, além de aperfeiçoar habilidades em potencial, mas que

ainda não estão tão maduras.


O Feedback

Feedback é o hábito de conversar sobre o desempenho do colaborador, que pode ser

pontual - para resolução de alguma questão imediata, elogio, agradecimento - ou direcionado a longo prazo - para orientar, alinhar as expectativas e estabelecer um plano de desenvolvimento individual visando a evolução do colaborador.

Para colocar isso em prática, basta incluir no seu a dia a dia a cultura de conversar

com o colaborador sempre que necessário, seja para orientar, agradecer, parabenizar ou

também corrigir, isso é feedback!


É importante que a aplicação do feedback ocorra periodicamente, bimestral, semestral

para aspectos gerais e pontual, em situações importantes que precisam ser sinalizadas

rapidamente. Para todos os feedbacks, orientamos que haja o registro desta orientação em

alguma plataforma de comunicação, por e-mail, para que o colaborador consiga ter acesso

quando necessário e para que o gestor realize um acompanhamento para identificar a

evolução do colaborador após cada conversa.


A importância do Feedback

Além dos fatores já mencionados, o feedback é muito solicitado pelos colaboradores

para que tenham perspectiva sobre as atividades que estão realizando e para saber o que

cada gestor espera do trabalho executado. E por isso, ter uma cultura de feedback sólida

proporciona o desenvolvimento profissional e pessoal de todos os envolvidos.

Com essa prática, a empresa e/ou gestor consegue treinar e desenvolver os colaboradores de acordo com as necessidades identificadas e ter dados para reconhecer colaboradores com bons desempenhos e recompensar os desempenhos que são superiores por meio de feedbacks positivos, um agradecimento ou até mesmo um elogio na frente da equipe para que enxerguem a atitude ou comportamento como um exemplo e para estimular o

colaborador que se destacou. Esse reconhecimento é essencial para que o colaborador

continue alcançando bons resultados e aumente o índice de satisfação dentro da empresa.


A gestão de pessoas deve fazer parte do dia a dia e praticada em cada ação do líder,

seja para treinar, desenvolver, reconhecer ou simplesmente cuidar de todos os colaboradores, porém, para que os resultados sejam alcançados, todos estes processos e estratégias devem sempre estar diretamente alinhados com o escopo da empresa.

Então, reserve um espaço na agenda para cuidar de seus colaboradores e obtenha

muito mais engajamento e bons resultados!

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