Quais são suas dúvidas sobre a declaração de Imposto de Renda em 2023 para profissionais da saúde?
A temporada para entrega da Declaração do Imposto de Renda começou e o prazo para envio do documento para a Receita Federal vai até o dia 31 de maio e apesar de ser um prazo maior, não recomendamos que você deixe para enviar a declaração de última hora, hein?
Sabemos o quanto é complexo lidar com a declaração de impostos, especialmente para profissionais da saúde que possuem particularidades em suas atividades e receitas.
Pensando nisso, separamos 4 principais dúvidas que os Profissionais da Saúde possuem na hora de fazer a declaração de impostos, fique com a gente até o final desse artigo para saber mais!
Pagamentos do INSS: Por que é importante fazer os pagamentos do INSS corretamente e quais os impactos de não realizá-los?
O INSS é uma contribuição de grande importância e ajuda muitas pessoas, não é mesmo?
Para o profissional da saúde é de extrema importância essa contribuição, já que ela é obrigatória.
Quem não contribui com o INSS pode estar sonegando e para evitar maiores problemas, é necessário que você informe para a Receita Federal sobre os seus faturamentos.
Se você omitir isso, você comete um crime perante a Receita, e não queremos que isso aconteça, não é mesmo?
A fiscalização da Receita está ficando cada vez mais rígida, então é muito difícil que o profissional que tente sonegar impostos passe batido por ela.
E, apesar de ser obrigatório, contribuir com o INSS também tem suas vantagens: Você tem o direito a uma aposentadoria no futuro, se você ficar doente, por exemplo, existe o auxílio-doença para te ajudar nesse momento, também temos a opção de auxílio-maternidade, entre outros.
Ou seja, em algum momento, você poderá usufruir deste benefício!
Como o Split de Pagamento pode ajudar no Imposto de Renda?
Como você já sabe, o Split de pagamento, é uma ferramenta que realiza o repasse de valores de forma simples e prática para fornecedores e/ou profissionais envolvidos num mesmo procedimento.
Com isso, o responsável pela máquina de cartões recebe em sua conta bancária somente o valor referente a sua participação no atendimento e a mesma regra servirá para o profissional parceiro.
O split adianta esse trabalho e te garante essa segurança no momento de fazer sua declaração de imposto de renda, evitando assim a bitributação.
Carnê Leão ou Carnê Web? Qual escolher na hora de declarar seu Imposto de Renda?
O Carnê Leão é a antecipação do imposto e o Carnê Leão Web é o programa que você utilizará para chegar no valor do seu Carnê Leão.
A diferença é que o Carnê Leão é o imposto que o profissional Pessoa Física, precisa antecipar para a Receita Federal.
Então, se você atendeu no mês de janeiro, e recebeu R$3.000,00, você tem que pagar um imposto no mês de janeiro referente a esse valor, esse imposto que você pagou antecipadamente é o Carnê Leão.
O Carnê Leão Web é um programa que a Receita disponibilizou em 2021, que possibilita que você apure esse imposto de forma muito mais simples e tecnológica.
Até o momento não é obrigatório a utilização dele, mas é o mais recomendado pela praticidade e evita erros com contribuições de Carnê Leão incorretas.
Por que é importante que o Profissional da Saúde tenha um Livro-Caixa?
O livro-caixa é a organização financeira que você deve manter em seu consultório ou clínica.
Nele, ficam registradas todas as entradas e saídas de dinheiro em um determinado período, que pode ser diário, mensal ou anual e você consegue ter a organização suficiente para apontar quais foram as despesas no seu mês que são dedutíveis do seu Carnê Leão.
Lembrando que: O não cumprimento das obrigações fiscais pode resultar em multas e penalidades.
Por isso, é importante que o profissional da saúde mantenha um registro adequado das suas finanças para evitar problemas com a Receita Federal.
O profissional da saúde Pessoa Física é obrigado a emitir Nota Fiscal?
Depende muito do tipo de serviço prestado e da legislação fiscal vigente no local em que você, profissional da saúde, exerce sua atividade.
Existem alguns casos de médicos e dentistas, por exemplo, que a emissão de nota fiscal não é obrigatória para os serviços prestados a pessoas físicas.
É importante ressaltar que mesmo que não seja obrigatória, a emissão de nota fiscal é uma prática recomendada para o profissional, porque ajuda a comprovar a prestação do serviço, protege o seu paciente e garante a legalidade da atividade.
Já para outros profissionais da saúde, como os que oferecem serviços de enfermagem, fisioterapia, psicologia, entre outros, a legislação pode exigir a emissão de nota fiscal para a prestação de serviços sim.
Por isso, é importante que você verifique a legislação fiscal em vigor em sua região e consulte um contador para se certificar sobre as obrigações fiscais relacionadas à sua atividade.
Se você ainda possui dúvidas e não sabe como declarar seus impostos, fique tranquilo, a gente te ajuda! Para uma melhor análise e apoio, conte com a nossa equipe de Contabilidade especializada para Profissionais da Saúde, um benefício que você, cliente Saúde Service pode aproveitar agora mesmo! Até a próxima :)
Comentarios