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Tendências para o Setor Odontológico em 2025: Inovações, Tecnologia e Gestão Financeira

Foto do escritor: Marketing EvoluservicesMarketing Evoluservices

Com o CIOSP marcando o início do ano, é o momento perfeito para explorar as principais tendências que devem moldar o setor odontológico em 2025. 

Neste artigo, vamos destacar inovações tecnológicas, mudanças no comportamento dos pacientes e novas soluções financeiras que prometem transformar sua atuação profissional.


O cenário em evolução da odontologia


CIOSP é o primeiro grande indicativo das tendências:


O CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo) é muito mais do que um ponto de encontro para profissionais do setor odontológico; ele funciona como uma vitrine das inovações e tendências que irão definir o mercado nos próximos anos. Reconhecido como o maior evento do segmento na América Latina, o congresso atrai dentistas, gestores, fornecedores, pesquisadores e empresas de todo o mundo, tornando-se um termômetro para as transformações no setor Odontológico.


Tendências tecnológicas: o futuro da Odontologia


Impressão 3D para próteses e alinhadores.

O uso de impressões está presente, tanto em operações grandes com maiores demandas, quanto em clínicas menores e menos movimentadas.


Expansão do uso de inteligência artificial para diagnóstico e planejamento de tratamentos. Os aspectos de gestão que os profissionais da saúde bucal devem se atentar só crescem, por isso o uso de IA para executar planejamentos e processos vai ser natural.


Ferramentas digitais para interação com pacientes (teledentistry, aplicativos de acompanhamento).

Utilizar ferramentas digitais, como Softwares de Gestão, é uma excelente maneira de garantir a satisfação dos pacientes enquanto mantém a previsibilidade da agenda, confirmando presenças e ausências com mais facilidade.

Não permita que o único contato com os pacientes aconteça apenas durante as consultas no consultório.


Implementar uma tratativa de “pós-venda” é fundamental para fortalecer o relacionamento com eles. Isso não só incentiva os pacientes a realizarem mais tratamentos com você, mas também os transforma em grandes promotores do seu trabalho, aumentando sua credibilidade e atraindo novos clientes.


Aproveite a tecnologia para estreitar laços e garantir um atendimento ainda mais eficiente!


Mudanças no comportamento do paciente:


A busca por tratamentos mais rápidos e personalizados. A ausência de tempo disponível afeta tanto doutores, quanto pacientes, não à toa tratamentos como aparelhos fixos não despertam mais tanto interesse.


A evolução dos tratamentos para períodos mais curtos e menos aparentes é um dos principais pontos de crescimento no setor, mas é importante que o ambiente desses tratamentos não sejam opressores ou obtusos em relação aos pacientes que investem tanto nos tratamentos.

Trouxemos essa explicação, da nossa parceira Dra. Flávia Benali, que vai ajudar você a entender melhor essas mudanças:



Demanda crescente por atendimento humanizado e focado em experiência.

Ambientes rígidos e sem empatia terão dificuldades para se expandir, já que as pessoas não aceitam mais situações opressoras, priorizando cada vez mais o cuidado com a sua saúde.


O marketing digital é fundamental para atrair e fidelizar pacientes.

Uma clínica ou consultório sem presença digital gera desconfiança nos pacientes. Estar nas redes sociais ajuda não só a atrair mais pessoas, mas também a fortalecer a autoridade da sua marca. Felizmente, o setor já está bem desenvolvido nesse aspecto, e existem ótimas referências para começar.


Dá só uma olhada na dica que a nossa parceira Dra. Ariely Caramori preparou para você👇



Gestão financeira e experiência de pagamento:


Como soluções financeiras, Links de Pagamento podem facilitar o dia a dia da sua clínica contornando eventuais contratempos, além de garantir a satisfação de pacientes de ter a facilidade de pagar como preferirem.


É comum que a pessoa que vai fazer um tratamento ou consulta, não seja a mesma que vai pagar pelo atendimento. Especialmente em caso de jovens e adolescentes, o Link de Pagamento é muito prático para que pais e mães consigam pagar sem precisar alterar a própria rotina, enquanto garantem o acompanhamento odontológico para os filhos.


A falta de uma inteligência tributária pode fazer com que clínicas de menor porte deixem passar detalhes importantes na gestão financeira. Nesse contexto, o uso do Split de Pagamentos se torna indispensável se você trabalha com prestadores de serviços e fornecedores.


Muitas clínicas contam com profissionais como anestesistas, laboratórios e outros especialistas que atuam em atendimentos específicos, mas que não possuem vínculo empregatício com o estabelecimento.


O Split de Pagamentos permite realizar o repasse de valores automaticamente, sem que o montante total passe pela conta da clínica ou consultório, garantindo uma tributação mais justa e alinhada com esse modelo de operação.


Além disso, essa solução não só elimina erros manuais nos processos financeiros, como também proporciona economia significativa a cada ciclo fiscal.


Investir na eficiência da gestão é o caminho para sua clínica otimizar recursos e crescer de forma sustentável!


Sustentabilidade no consultório:


Adote a prática de utilização de materiais eco-friendly.♻️


Além de chamar a atenção de pacientes simpáticos à causa do meio ambiente, é possível economizar! Com a redução do uso de água e descartáveis, pesquise sobre quais itens causam desperdício no consultório, desde a recepção até os atendimentos.


A equipe da clínica ou consultório, por exemplo, pode usar copos/canecas e garrafinhas d'água ao invés de descartáveis. Já estamos conectados praticamente o tempo todo, então, que tal evitar o uso de papel impresso para diagnósticos, notas e até cartões de contato digitais? Isso reduzirá significativamente o volume de papel e a sua necessidade de reposição.


Adotar práticas de sustentabilidade pode ser um bom negócio.


Vale ver também!


A Saúde Service estará no CIOSP 2025!

Venha visitar nosso estande, aproveitar as novidades e aproveitar todos os benefícios exclusivos que já são seus.


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