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Foto do escritorAnderson Carachenski

Social Media para Dentistas - Como acertar nas redes sociais

Nos dias atuais, não é suficiente ter um bom consultório e um bom serviço odontológico para prospectar e principalmente manter os clientes, é necessária uma presença digital com qualidade e relevância para que seu negócio se mantenha operante e com margem de crescimento satisfatórios. Com um mercado cada vez mais disputado, quem não investe nas redes sociais, está fadado a estagnação, ou pior, a inviabilização das atividades comerciais. Podemos dizer com certeza, que o Social Media para dentistas está diretamente atrelado a uma boa gestão do consultório.


As redes sociais são uma das principais ferramentas para aquisição e prospecção de novos clientes e aumento dos atendimentos. E dentro do setor de odontologia mostra um enorme potencial para você alcançar novos clientes, aumentar o movimento e consequentemente o faturamento da sua clínica.


Mas, por onde começar?


Atualmente são três as principais redes sociais mais usadas, Facebook, Instagram e Linkedin, não quer dizer que você precise estar em todas, por isso é superimportante saber onde está seu lead (cliente em potencial). Na área de Odontologia, Facebook e Instagram são as mais relevantes.


O Facebook é a maior rede social do planeta, uma plataforma com um potencial gigante quando o objetivo é se relacionar com seu público ideal. Dados de 2020 evidenciam que são 2,6 bilhões de usuários ativos, sendo que 1,73bi acessam a rede todo dia. E como aproveitar todo esse potencial?


ICP – Ideal Customer Profile

O primeiro grande passo desse desafio digital é entender o seu público ideal (ICP) e quantificar esses usuários, saber de onde são, gênero, comportamentos comuns etc. Uma ferramenta boa para Social Media para dentistas é o Audience Insights do próprio Facebook, com ele você terá acesso um grande número de métricas essenciais para o seu objetivo no Social Media. Com essas informações é possível criar uma estratégia para comunicação com o seu público e acertar nas especificidades deste público.





Produzindo conteúdo relevante

Quando o objetivo é alcançar usuários novos, existem duas maneiras, a primeira é conseguir interações ou compartilhamento das suas postagens e a segunda é o impulsionamento pago, por esse motivo é superimportante o Facebook ADS para a estratégia.

Além disso, no Gerenciador de Anúncios do Facebook é possível montar campanhas com objetivos definidos, são eles:

  • Envolvimentos

  • Reconhecimento de Marca

  • Alcance

  • Instalações do Aplicativo

  • Geração de Cadastros

  • Mensagens

  • Visitas ao estabelecimento

  • Venda de catálogos

  • Conversão

  • Visualizações de Vídeo

  • Tráfego


Instagram para Dentistas

O Instagram faz parte do Facebook deste 2012, e por esse motivo a plataforma funciona de maneira similar e integrada ao Facebook. O Instagram trabalha com a divulgação de fotos e vídeos através de um feed de rolagem infinito, por esse motivo é interessante dar atenção ao design e a estética da página, considerando a identidade visual do consultório e sua marca.


Tenha uma boa estratégia para os Stories

No Instagram, os Stories ganharam muita relevância para os usuários e para os anunciantes. Pela facilidade de ser acessado, e pela adaptação aos Smartfones. Diferentemente das publicações tradicionais, é possível colocar um link para direcionar os usuários, caso o storie seja relevante para ele. O impulsionamento é uma possibilidade vantajosa também para essa ferramenta, pois além de possuir um custo relativamente baixo para anúncios, tem um grande alcance para divulgar sua marca ou serviço.


O Instagram disponibiliza várias possibilidades para você e seu consultório serem encontrados, planejar conteúdos relevantes podem te ajudar a ser encontrado por um usuário que tem interesse no seu serviço. Abaixo estão algumas maneiras de facilitar que o usuário certo encontre você no Instagram:


Produza conteúdos relevantes com Social Media

Conheça o seu público para poder gerar conteúdo com relevância. Esteja a par das dores, dos problemas, dos conflitos das preferencias e dos hábitos do seu público, isso vai ajudar a adquirir autoridade no segmento. O conteúdo certo para o público certo faz toda a diferença em estratégias de Redes Social e Marketing Digital como um todo.


Use Hashtags

Esse artificio se tornou um grande mecanismo de pesquisa e segmentação de determinado assunto. Através das Hashtags seu conteúdo e sua postagem serão automaticamente linkadas com o assunto, área, nicho e outros agrupamentos de conteúdo. Entretanto é interessante não abusar no uso delas, tente encontrar até cinco hashtags que vão segmentar bem a sua postagem e aumentar suas chances de ser visualizado.


Tenha uma boa comunicação visual

Todos gostamos de imagens organizadas e com apelo estético, principalmente no Social Media para dentistas é essencial que seu feed tenha uma identidade visual diretamente linkada com sua marca. O nosso cérebro busca por padrões instintivamente, e nas redes sociais isso é muito evidente. Páginas e feeds bem-organizados, com cores e padrões que identifiquem a marca tendem a ter maior engajamento.

Invista em imagens reais no Social Media para dentistas, imagens que sejam mais próximas do seu público, isso traz identificação por parte do usuário, imagens muito trabalhadas ou muito artificiais tendem a afastar seu lead.


Anuncie no Instagram ADS

Há também a possibilidade de trabalhar com o impulsionamento inteligente e direcionado dentro da plataforma. Anúncios bem segmentados tendem a trazer maior engajamento e consequentemente um maior número de clientes em potencial (leads) para sua página. Além disso, você pode incorporar estratégias de anúncios com o Facebook que auxilia na distribuição dos conteúdos que você e sua equipe produzem e consequentemente no número de pessoas que visualizarão seu anúncio e ficarão sabendo da sua empresa, serviço e diferenciais.


Faça as postagens em horários certos

Segundo dados de acesso do próprio Facebook e Instagram, existem dias e horários com melhor aproveitamento e interação nas postagens. Em dias úteis tente fazer suas postagens em horários entre as 10:00 e 14:00 horas, este período tende a trazer resultados mais satisfatórios. Finais de semana são relativamente fracos para maiores engajamentos, porém depende da sua estratégia.

Abaixo estão gráficos das duas redes que podem te auxiliar na escolha do melhor dia e horário.






Esteja certo de que seus futuros clientes estão nas redes sociais, isso é fato. Planejar e estruturar sua presença digital é vital para o seu negócio, por isso não economize esforços quando o assunto é Mídias Sociais, esteja preparado e mão na massa!

Para mais informações sobre nossos serviços acesse o site :

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